O Estudo Desenvolver é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais e a AESL – Associação Empresarial de Santa Luzia, com o objetivo de desenvolver metodologias de levantamentos, análises e sínteses de estruturas e processos produtivos baseadas em técnicas de geoprocessamento aplicadas ao planejamento urbano.

Estabelecer critérios múltiplos, suportados por ferramentas de geoprocessamento, para o norteamento de políticas públicas de desenvolvimento econômico, ambiental e urbano.

Desenvolver instrumentos suportados por um sistema de informações georreferenciadas, cujas análises e sínteses sejam capazes de subsidiar eventuais atualizações de políticas municipais de desenvolvimento econômico, ambiental e urbano.

Equipe Técnica

IFMG
Leandro de Aguiar e Souza – Coordenador
Natália Oliveira – Bolsista PIBEX
Lorenna Augusta Teixeira da Silva – Bolsista PIBEX
Gabriela Muniz Vidigal dos Santos – Bolsista PIBEX – JR
Ana Carolina Resende Marcarenhas – Bolsista Voluntária
Tuane Gonçalves – Bolsista Voluntária

Prefeitura Municipal de Santa Luzia
Christiano Xavier – Prefeito
Luiz Sérgio Ferreira Costa – Vice Prefeito
Leandro Luiz Santos – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico

Associação Empresarial de Santa Luzia
Heloísio Marcos da Silveira – Presidente
Russlan Abadjieff – Diretor de Inovação, Tecnologia e Política Urbana
David da Silva Junior – Diretor do Segmento Industrial

Produto 01 – Levantamento de dados e montagem da base SIG

O presente relatório corresponde ao Produto 01 do Projeto de Pesquisa Aplicada denominado “Levantamento e Análise Georreferenciada de Estruturas e Processos Produtivos no Município de Santa Luzia: Subsídios para Atualização da Política Municipal de Desenvolvimento Econômico”. Tal projeto corresponde a uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG – campus Santa Luzia, a Prefeitura Municipal de Santa Luzia e a Associação Empresarial de Santa Luzia – AESL, firmada no âmbito do Edital n°98/2017, que dispõe sobre o 01° Processo Seletivo 2017 do Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada.

O Produto 01 se refere à etapa de levantamento e análise preliminar de dados, associada à montagem da base SIG relacionada ao projeto. Este é estruturado em sete capítulos, contemplando levantamentos sobre os aspectos físico-ambientais, as infraestruturas, o parcelamento, ocupação e uso do solo, aspectos demográficos e sociais, o levantamento da legislação aplicada ao tema, o levantamento de estruturas e processos produtivos. Por fim, é relatado o processo de construção da base de informações georreferenciadas (SIG).

Relatório do Estudo Desenvolver – Produto 01

Produto 02 – Desenvolvimento de Parâmetros e Análises

Produto 02 – Desenvolvimento de Parâmetros e Análises

Produto 03 – Apontamentos para possíveis atualizações de Políticas Municipais

Produto 03 – Apontamentos para possíveis atualizações de Políticas Municipais

Encaminhamento ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Carta do IFMG

Vídeo Institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *